Revisão jogos Friv do Culto do Cordeiro - Um Clássico do Culto
Nove em cada 10 vezes, ser um cordeiro levado ao matadouro não é a melhor posição para se encontrar. Essa décima vez, no entanto, é enquanto joga Cult of the Lamb do Friv5Online, um roguelike deliciosamente demente que combina masmorras em ritmo acelerado, arte ousada, tópicos sombrios e elementos de simulação em tempo real para criar uma experiência única. Ele combina dois gêneros populares e evita de maneira inteligente suas possíveis armadilhas, ao mesmo tempo em que mostra as melhores coisas que eles trazem para a mesa. Pegue tudo isso e adicione uma narrativa simples, mas envolvente, e você terá um jogo Friv clássico cult que vale a pena jogar.
O Culto do Cordeiro começa no final do nosso pobre cordeiro titular. Depois de caminhar por um estreito corredor de pedra, você é recebido por cultistas vestidos e The Old Gods: quatro seres monstruosos a quem os habitantes desta terra estranha são (principalmente) leais. Acontece que este cordeirinho é o último de sua espécie, tendo conseguido escapar da morte enquanto o resto de seus amigos fofos foram abatidos. Os Deuses Antigos revelam que isso se deve a uma profecia de que um cordeiro seria aquele que levaria à sua ruína, destruindo a Antiga Fé e liberando a única coisa que eles mais temem: Aquele que espera. Os deuses instruem seus seguidores a despachá-lo rapidamente, mas mal sabem eles que isso é precisamente o que a profecia exige.
Ao ser morto, você encontra The One Who Waits, um deus todo-poderoso que aprendemos que foi traído e preso pelos outros quatro. Após a sua reunião, ele faz uma oferta: inicie um culto em seu nome, e ele o trará de volta à vida e lhe dará seus antigos poderes através da Coroa Vermelha. Depois de aceitar, você é enviado de volta ao mundo dos vivos, onde se encontra com o ex-líder do culto The One Who Waits, Ratau, que o leva ao local de sua comunidade em ascensão. A partir deste ponto, o jogo se divide em duas seções principais: explorar masmorras e gerenciar seu culto, ambos intimamente ligados um ao outro.
Existem quatro masmorras principais no Culto do Cordeiro, e cada um desses domínios é liderado por um dos Deuses Antigos. Cada um também contém recursos, recursos, plantas, formulários de seguidores e inimigos exclusivos dessa área. As masmorras são compostas por uma série de tipos de locais gerados aleatoriamente dispostos em um mapa web, permitindo que você avalie seus ícones e escolha o caminho que deseja seguir. Os tipos mais comuns são áreas de combate, que são indicadas em seu mapa por um ícone de espada. Cada uma dessas áreas é composta por um punhado de salas geradas aleatoriamente, ocupadas por monstros ou, se você tiver sorte, uma figura misteriosa usando cartas de tarô que concedem vários benefícios. Outros tipos de áreas incluem áreas cheias de recursos para sua comunidade, lojas, um personagem que lhe dá desafios especiais - como "não sofra dano nas próximas três salas".
Seu principal objetivo ao explorar essas masmorras é chegar ao final quatro vezes - matando um mini-chefe diferente cada vez que você realizar o feito - e, finalmente, enfrentar um dos quatro Deuses Antigos. Ao acabar com eles, todas as unidades inimigas ficam mais fortes, um novo chefe entra na área final e você ganha a capacidade de se aventurar repetidamente em vez de ter que retornar ao seu culto após cada expedição - adicionando uma grande capacidade de repetição e dando a você a chance para moer um pouco quando as áreas posteriores se mostrarem desafiadoras.
Embora Cult of the Lamb tenha uma boa quantidade de opções que o tornam mais acessível, é inerentemente um jogo rápido e desafiador. Embora os inimigos tendam a ter conjuntos de movimentos previsíveis que você pode pegar rapidamente, as salas podem ficar rapidamente superlotadas graças à geração de monstros adicionais e todos os vários ataques de longo alcance que mais unidades de elite lançarão em seu caminho. Esquivar é vital para se manter vivo, e se você estiver jogando no PC, eu recomendo atribuí-lo a um botão do mouse - a menos que você queira que sua barra de espaço também seja um cordeiro sacrificial.
Não só isso, mas como a maioria dos roguelikes, grande parte do jogo é ditada pelo acaso. Você não tem escolha em qual arma e maldição - um ataque especial alimentado pelo fervor que você coleta ao matar inimigos - você começa cada expedição. Enquanto espadas e machados podem oferecer velocidades e taxas de ataque bastante padrão, adagas são consideravelmente mais fracas, mas os ataques são mais rápidos e os martelos de batalha são tão lentos que você precisa clicar duas vezes para usá-los - embora eles tenham um grande impacto. Essa aleatoriedade é um grande fator no que pode ser algumas variações de dificuldade amplas, mas também cria muitos momentos gratificantes quando você supera as desvantagens que pode enfrentar.
Terminei minha primeira jogada de Cult of the Lamb no normal e me deparei com um pouco de resistência no final da segunda área, o que acabou me levando a ser mais pensativo e paciente daqui para frente. No entanto, existem alguns casos em que você pode encontrar picos de dificuldade e ter dificuldade em acumular recursos, levando à estagnação de habilidades e, como resultado, dificuldades nas expedições. A correção de curso não é muito dolorosa - comecei a revisitar masmorras e ir para salas cheias de recursos em vez de salas cheias de inimigos ou seguidores - mas esses momentos podem ser frustrantes.
Além do modo normal, experimentei o jogo nos modos fácil e difícil para sentir quais eram as diferenças. Fiquei feliz em descobrir que, mecanicamente, tudo permanece essencialmente o mesmo, independentemente da dificuldade em que você esteja (embora admitamos que não testei a quarta e mais desafiadora dificuldade). O que é afetado pela dificuldade é o tamanho das barras de saúde inimigas e os recursos que você recebe, o que torna recompensador jogar em uma dificuldade menor para aprender as cordas e melhorar antes de aumentar. Se você achar que o jogo está ficando mais fácil para você – ou está se sentindo muito desafiado e precisa de um fôlego – você pode mudar a dificuldade para frente e para trás à vontade.
Cult of the Lamb une dois gêneros populares e evita de maneira inteligente suas armadilhas potenciais enquanto mostra as melhores coisas que eles trazem para a mesa. Pegue tudo isso e adicione uma narrativa simples, mas envolvente, e você terá um jogo clássico cult que vale a pena jogar
Também estão incluídas nas opções que você pode ajustar rapidamente algumas configurações úteis de acessibilidade. No menu do jogo, você pode reduzir o movimento da câmera, a sensibilidade ao tremor da tela e a distância de desvanecimento do pontilhamento - tudo isso pode ajudar aqueles que podem ter enjoo ou deficiências visuais específicas. Você também pode aumentar o tamanho do texto e desativar o texto animado, tornando o jogo mais legível. Por último, mas certamente não menos importante, você pode desligar as luzes piscantes, o que é um ótimo recurso para quem pode ter epilepsia ou qualquer tipo de sensibilidade à luz.
Enquanto uma parte substancial do jogo ocorre dentro de masmorras, igualmente importantes são as planícies gramadas que você chama de lar. É aqui que você tem a tarefa de criar um pequeno pedaço do paraíso para as criaturas da floresta que o chamam de líder. Isso inclui garantir que eles tenham lugares para dormir, comida para comer e, uh, um ambiente sanitário. Enquanto você pode estar no topo da hierarquia social, vamos apenas dizer que não se sente assim quando você está servindo refeições aos seus cultistas e recolhendo pilhas de fluidos corporais. Independentemente disso, uma vez que suas necessidades básicas sejam atendidas, seus seguidores trabalharão alegremente para você, reunindo madeira e pedra, além de gerar devoção, o que, por sua vez, ajuda você a atualizar e decorar seu complexo.
Também incrivelmente importante para o sucesso do seu culto é a fé geral em você. Seu medidor de fé é afetado pelo quão vitorioso você é em suas expedições e como você trata seus seguidores. Interromper seus seguidores enquanto eles estão discutindo uns com os outros pode lhe custar alguns pontos de fé, enquanto realizar um ritual em seu templo envolvendo sacrifício de animais pode causar pânico e desdém em massa. Isso força você a encontrar um equilíbrio entre manter seus cultistas felizes e se entregar a atos egoístas que aumentam sua força. Se sua fé cair muito, seus seguidores menos leais podem começar a discordar, semeando dúvidas e caos em todo o culto. Você pode evitar um golpe potencial tentando reeducar os seguidores dissidentes, mas esse é um processo lento. Você também tem a opção de prendê-los ou até mesmo levá-los '
Agora, você pode estar se perguntando o que quase todos os personagens deste jogo estão se perguntando a qualquer momento agora, "ok, claro que eu quero que meu culto prospere, mas o que eu ganho com isso ? " O edifício mais importante da sua comuna é o seu templo, onde você pode adquirir todas as atualizações que o ajudarão em suas expedições. Se o seu culto não estiver feliz, você também não ficará muito feliz à medida que o jogo avança. Em seu templo, você pode realizar sermões diários que enchem um medidor, desbloqueando atualizações permanentes de masmorras. Isso inclui coisas como ataque aumentado, começando com armas e maldições de nível superior e recebendo novos tipos de armas, como aquelas atadas com veneno ou que ressuscitam os inimigos que você mata como espíritos vingativos dispostos a ajudá-lo.
Além de dar sermões, você pode usar o atlar do templo para declarar doutrinas, mudar algumas peças-chave de sua construção e realizar rituais. Declarar doutrinas é onde você vê a maior quantidade de escolha de jogadores no jogo, pois você pode decidir se prefere ser amado ou temido por seus seguidores. Existem cinco categorias de doutrinas que você pode escolher, cada uma com quatro perguntas orientadoras que moldam como seu culto funciona. Por exemplo, uma dessas categorias é vida e morte e faz perguntas sobre como você deseja que seus seguidores vejam a morte. Você pode optar por dar importância aos enterros ou adotar uma postura mais econômica e transformar corpos em fertilizantes.
Curiosamente, o jogo realmente lhe dá muito espaço para exercer algum nível de benevolência. Claro, você pode ser um pseudo-ditador violento à frente de uma teocracia nascente, mas você tem um pouco de controle sobre como você trata as pessoas que o seguem. Se você não deseja sacrificar seus cultistas ao ser com tentáculos que se encontra abaixo ou usá-los para ganho pessoal, você não precisa. Você pode garantir a seus seguidores que há vida após a morte, ajudá-los a subir ao céu, garantir que comam e durmam bem e até mesmo dar-lhes dias de descanso. O melhor de tudo, nunca parece que você é punido ou colocado em desvantagem por jogar dessa maneira. Como uma pessoa que luta para selecionar a opção "renegado" em qualquer jogo, foi revigorante ver que qualquer estilo de jogo era completamente viável e ser grotescamente faminto por poder nãonecessariamente equivalem a ser grotescamente poderoso.
Além dos trechos de seu complexo, há alguns outros locais especiais, com um minijogo de dados e pesca escondidos neles. Apesar de quantas peças e sistemas existem no Cult of the Lamb, eles se unem em completa coesão. Nem uma vez me senti sobrecarregado por todas as suas partes móveis, nem senti que o que estava fazendo era repetitivo. Cada mecânica, árvore de habilidades e sistema se unem para harmonizar com os aspectos de coleta, gerenciamento e combate de recursos do jogo.
Também trabalhando em harmonia está a direção de arte do jogo e o tom sombrio e divertido. As criaturas da floresta que compõem o elenco de personagens do Cult of the Lamb lembram personagens de desenhos animados de sábado de manhã, embora com marcações ritualísticas adornando suas formas fofas e fofinhas. O jogo usa cores com maestria, com certas paletas designadas para certas áreas, mas permanecendo ricas e vibrantes ao longo do jogo. Sua comuna e áreas vizinhas, por exemplo, tendem a usar cores mais naturais, enquanto locais associados ao ocultismo favorecem vermelhos profundos e roxos místicos. Adicionando ao elemento sobrenatural do jogo é como suas animações quase respiram, pulsando, strobing e dithering com sua jogabilidade, adicionando uma sensação quase tátil. A música otimista, mas enervante, é doentiamente doce e cria um contraste distinto entre os visuais fofos e a corrente de destruição iminente - a vibração apropriada para um culto. Essas faixas alegres são bem-sucedidas em se misturar ao fundo - o que é incrivelmente importante em títulos com jogabilidade inerentemente repetitiva - ao mesmo tempo em que são memoráveis e se adequam perfeitamente ao tom geral.
Por fim, enquanto uma infinidade de jogos Friv recentes podem ter coisas mais pungentes a dizer sobre a morte, Cult of the Lamb oferece uma visão divertida e mais leve sobre o assunto, inclinando-se mais para o niilismo caótico. A maior parte de seu foco está na aquisição e transferência de poder – bem como na facilidade de perdê-lo. Naturalmente, esses temas levam o jogo a alguns lugares sombrios, mas consegue fazê-lo sem nunca sentir que está se esforçando demais para ser nervoso.
Todos esses elementos se unem para solidificar Cult of the Lamb como um título de destaque nos gêneros roguelike e de simulação, bem como uma entrada única que existe no meio deles. Esteja você explorando as masmorras ou expandindo seu culto, a experiência é agradável, desafiadora e mais do que um pouco demente. Com o quão surpreendentemente densa cada uma dessas partes é, o fato de todas as peças se unirem tão suavemente quanto elas é um triunfo.